Associação BioDiVerso - 2017

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

A Associação BioDiVerso é uma iniciativa de um grupo de amigos apaixonados pela vida, sua diversidade, sua poesia, sua beleza, suas riquezas.

A associação é uma organização sem fins lucrativos voltada à multiplicação, difusão e partilha de conhecimento e cultura, bem como à promoção da diversidade natural e cultural, com ênfase na agrobiodiversidade e nas relações entre cidade e campo, prezando pela integridade na relação entre humano, meio ambiente e demais seres vivos.

Quando a gente se pergunta, olhos virados pra vidraça em chuva, qual o sentido da vida… não, não ficamos desapontados com a situação, mas percebemos que o sentido não está apenas na direção mas mais que tudo no sentimento que faz reverberar nossa vontade com aquilo que a gente acredita. Olhamos a chuva pingando no jardim e as sementes começando a germinar, vemos os matos recebendo nomes e desvelando processos de cura, vemos alimentos na erva daninha e sobretudo vemos gente com muita sede de reencontrar aquilo que a civilização teimou em olvidar.

 

Se cada humano é um vaso de húmus com qualidades mágicas inconcebíveis (que falam, cantam, dançam, imaginam, criam), não precisamos limitar os sonhos nas sobriedades cosmopolitas. Podemos nos dar ao jogo libertador de verter as ideias para que gotejem sobre cada grânulo de terra, com a certeza camponesa de que o que se planta é o que se colhe.

 

Se cada vaso, mulher, homem, menino e menina da cidade for criando gosto por se alimentar com sabores e cores diversos e saudáveis, por conhecer as raízes das culturas e desfrutar das cores das estações, vai chegar uma hora que isso não vai mais ter volta e ninguém mais vai querer engolir veneno, esquecimento e monotonia. Nessa hora, a cidade vai se tornar um banco vivo de sementes e o halo ao seu redor, que hoje é de poluição e pobreza, vai ter uma base firme pra verdejar com a agroecologia.

 

É com esse sonho na lembrança que a gente desperta, pra com as mãos revirar a terra e buscar os gestos, os atos e as poéticas que vão compor o desenho BioDiVerso da nossa travessia!

Realização do DVD

Martina Widmer e Sylvie Seguin da cooperativa Longo Maï e do Fórum Cívico Europeu praticam a produção de sementes há 15 anos. Elas participam da rede de padrinhos e madrinhas de variedades crioulas da Associação Kokopelli e assim contribuem para a conservação e à difusão da biodiversidade bem como alimentam a campanha "Sementes sem Fronteiras".
Elas são também ativas em todas as ações do Fórum cívico Europeu no que diz respeito Às sementes como as feiras internacionais de troca de sementes ou ainda as ações contra as restrições da legislação europeia sobre o acesso e uso das sementes.

Olga Widmer é técnica de imagem. Ela trabalha no cinema documentário há mais de 10 anos. Sua profissão a levou a gravar em numerosos países da América Latina, no Magrebe e no Oriente Médio. A través de retratos, ela grava na intimidade das pessoas encontradas, seus quotidianos, suas histórias, suas sensibilidades.

Gravar dessa forma muito próximo às pessoas a velou a se interessar às problemáticas da moradia e mais especificamente à renovação dos grande conjuntos habitacionais.

Há dois anos ela deixou o asfalto para se dedicar às flores e verduras do jardim no qual ela gravou e co-realizou este conjunto SEMEIA! chamado "Semences Buissonnières" em francês, sua língua original.

Para maiores informações: www.olgawidmer.com

Animação e desenhos

Myleine Guiard Schmid é artista plástica e criadora de cinema de animação:

Cinema, escultura, pintura... a arte é a sua paixão e sua profissão. Aprender com as técnicas, saber escutar, trocar com o outro lhe possibilitou dar um sentido a essa vocação. A arte tem uma força  nítida, a de poder mostrar, contar e denunciar com beleza e estilo.

myleineguiardschmid.wordpress.com

myleine.animation@gmail.com

Produção de sementes

Longo maï é um conjunto de pequenas fazendas cooperativas europeias nascido em 1973, que pratica a produção de sementes tanto para grãos, forrageiras que hortaliças. A produção alimentar e sua transformação sempre foram uma preocupação importante e levou a conhecer e valorizar as variedades locais, e então a manutenção destas.

O Fórum Cívico Europeu (Forum Civique Européen) é uma associação presente em diversos países europeus e envolvida na luta por uma agricultura camponesa respeitosa dos diretos sociais, na luta pela defesa das sementes reprodutíveis tanto a nível prático que institucional, pela articulação em rede das iniciativas locais a nível europeu, bem como através de campanhas de sensibilização (www.forumcivique.org).

A associação BioDiVerso contribuiu com a tradução, adaptação dos conteúdos, realização, produção e difusão da versão brasileira do conjunto de DVDs - SEMEIA!